segunda-feira, 23 de setembro de 2013

É Primavera..."Gincana Cultural e Solidária"- Colégio Industrial



A chegada da Primavera nos remete a um valor muito importante para a nossa felicidade e realização: a Esperança
A Esperança renova o nosso coração. Quando alguém está cheio de esperança, consegue fazer coisas maravilhosas. Tem sonhos e luta por eles. Tem ânimo, coragem e alegria. 

Tarefa nº 9:
Cada equipe deverá trazer um vaso com uma planta ornamental, feito de pneu d carro pintado com a cor da equipe, para doar para a escola. 
Nossa escola vai ficar linda...!

"Primavera, Rainha das estações. Muitas flores e alegria nos corações."

OBS: Veja as outras tarefas em postagens anteriores aqui no blog! 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"Competição e Cooperação"

Vimos na história "A  Competição das Cores", contada na postagem anterior, que cada uma delas  tem o seu valor mas  unidas se mostram  mais harmoniosas.



Na " Gincana Cultural e Solidária",  para ser vencedor na competição é importante que haja união, harmonia e respeito entre todos os integrantes e entre as equipes. A Cooperação remete a um valor fundamental para a convivência: a solidariedade. É preciso  colaborar, respeitar as normas da escola e  cumprir as Tarefas antecipadas:

  • Comportar-se socialmente sem brigas, empurrões, e outras atitudes que não condizem com o ambiente, inclusive na fila da merenda.
  • Devolver pratos, talheres e copos utilizados nas refeições.
  • Não usar celular durante a aula.
  • Preservar o material escolar, livros, carteiras, bebedouro e outros.
  • Manter as salas de aula sempre limpas e organizadas.
  • Colaborar com os funcionários na manutenção da limpeza (não passar em locais que estiverem limpando).
  • Está proibido insultos de qualquer tipo entre os participantes ou equipes.
  • Todos deverão colaborar com esta tarefa.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Competição das Cores

Certa vez as cores do mundo começaram uma disputa. Cada uma delas se dizia melhor, a mais importante, a mais útil, a favorita entre todas. 




A cor Verde disse: 
- Claro que sou a mais importante. Eu sou sinal de vida e de esperança. Eu fui a cor escolhida para a grama, para as árvores e folhas. Sem mim todos os animais morreriam. Examine o campo e verá que sou maioria. 

A cor Laranja, estando próxima, colocou a boca no trombone: 
- Eu sou a cor da saúde e força. Eu posso estar escassa, mas eu sou preciosa porque sirvo às necessidades da vida humana. Eu sou levada nas vitaminas mais importantes. Pense em cenouras, abóboras, laranjas, e mamões. Eu não fico vadiando o tempo todo, mas quando eu encho o céu ao amanhecer ou ao Pôr do sol, minha beleza é tão importante que ninguém mais pensa em qualquer uma de vocês. 

A cor Azul interrompeu: 
- Você só pensa na terra, mas deve considerar o céu e o mar. A água é a base de vida e é retirada pelas nuvens do mar profundo. O Céu dá espaço, paz e serenidade. Sem minha paz você não seria nada. 

A cor Vermelha não aguentou por muito e gritou: 
- Eu governo todas vocês. Eu sou o sangue, o sangue da vida! Eu sou a cor do perigo e da coragem. Eu estou sempre disposta a lutar por uma causa. Eu trago fogo no sangue. Eu sou a cor da paixão e do amor. 

Finalmente a cor Amarela riu: 
- Você é sempre tão séria! Eu trago risada, alegria e calor para o mundo. O sol é amarelo, a lua é amarela, as estrelas são amarelas. Toda vez que se olha para um girassol, o mundo inteiro começa a sorrir. Sem mim  não haveria nada divertido. 

E assim as cores se ostentavam, cada uma convencida de sua superioridade. A disputa estava cada vez mais acirrada, quando, de repente, um surpreendente raio seguido de um trovão iluminou tudo. 

Uma chuva verteu implacavelmente. 

As cores se encolheram de medo, enquanto procuravam ficar mais perto uma das outras. 

No meio do barulho, a chuva começou a falar: 
-Cores, vocês são tolas lutando entre si, tentando, cada uma, dominar as outras. Será que vocês não sabem que cada cor traz um propósito especial? Parem de brigar, dêem-se as mãos  e venham aqui. De agora em diante, quando chover, cada uma de vocês se estirará pelo céu, em um grande arco colorido para lembrar que se pode viver em paz. 

Assim foi criado o Arco-íris, sempre um sinal de esperança.



E assim, sempre que uma boa chuva lava o mundo, um Arco-íris aparece no céu, mostrando a amizade e a paz entre as cores. 


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

"Gincana Cultural e Solidária" -2013-

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"  (Cora Coralina)





Teve início no dia 2 de setembro na nossa escola a "Gincana Cultural e Solidária". O tema escolhido para este ano foi ValoresCada equipe vai representar um "valor": 

Amor, Compaixão, Esperança, Honestidade, Humildade, Justiça, Respeito, Responsabilidade, Solidariedade e Tolerância. 


Aqui no blog vamos dar dicas sobre cada um destes valores e significado das cores que corresponderá ao valor, conforme pede a tarefa de número 3. 

Já temos algumas histórias do livro "As mais belas Parábolas de todos os Tempos" publicadas  desde  o mês de Março. São elas:
  • A Vida de São Francisco de Assis(Compaixão,humildade, caridade)
  • Espírito de Equipe (humildade, responsabilidade, união)
  • Fazendo a diferença(solidariedade, comprometimento, responsabilidade)
  • As  Três Peneiras (Verdade, bondade, necessidade)
  • Um Anjo Chamado Mãe(amor, cuidado, esperança) 


Você poderá pesquisá-los clicando em postagens mais antigas ou no arquivo de cada mês. 

Boa sorte a todos e fiquem ligados nas "tarefas antecipadas", pois  a atitude de cada um é importante para o sucesso no resultado final!