quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Valores para a Vida "

                        "As três peneiras" 

    

       Conta-se que certa vez um amigo procurou Sócrates, o celebre filósofo grego, desejando contar-lhe algo sobre a vida do outro amigo comum. 

  - Quero contar-te algo sobre o nosso amigo Andréas que vai deixar-te boquiaberto.

  - Espera, -interrompeu o filósofo- passaste o que vai dizer pelas três peneiras?

  - Três peneiras? Espantou-se o interlocutor.

  - Primeira peneira: a coisa que me contarás é verdade?

  - Eu assim creio, pois me foi contada por alguém de confiança, um amigo...

  - Bem, alguém  te disse... Vejamos a segunda peneira: a coisa que pretendes contar é boa?

  - O outro hesitou e respondeu :

  - Não exatamente...

  Sócrates continuou sua inquirição:   

  Isso começa a me esclarecer. Verifiquemos a terceira peneira, que é a prova final: o que tinhas a intenção de me contar é  de utilidade tanto para mim como para o nosso amigo Andréas e para ti mesmo?

    - Não, não e não.

 - Então caro amigo, disse Sócrates, a coisa que pretendias me contar não  é  exatamente verdadeira, nem boa, nem util; assim sendo, não tenho a intençao de conhecê-la e aconselho-te a  não mais  procurar
veiculá-la.
         
  A cada dia somos alvo de pessoas com grande desejo de nos contar coisas a respeito dos outros.

  Devemos procurar fazer o teste das três peneiras gregas:

 - É verdade? É bom? É útil?

Caso negativo, devemos simplismente evitar que sejamos parte integrante nas bisbilhotices e nos mexericos de pessoas ávidas de "novidades" sobre a vida alheia.



                    "As mais belas Parábolas de todos os Tempos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário