Literatura na Copa
A Pátria de Chuteiras, livro de crônicas esportivas de Nelson Rodrigues,(enviado ás escolas pelo Ministro do esporte com patrocínio do BNDES),é o livro que destacamos nesta semana em que vai se realizar a Copa do Mundo em nosso país.O Futebol é uma paixão e faz parte da cultura do brasileiro, que para o autor é um vencedor, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas dentro e fora do campo. Através de suas crônicas podemos saber como foram as conquistas das copas de 1958, na Suécia, de 1962 no Chile, e 1970 no México.
Polêmicas a parte, os sentimentos são vários, e é o "Brasil, de um sonho intenso, um raio vívido de amor e esperança..." que torce para que seja uma grande confraternização entre os países participantes.
"Amigos, há um momento na vida dos povos , em que o pais tem que ser anunciado, promovido e profetizado"disse, Nelson Rodrigues.
"Nelson Rodrigues entendeu, como poucos,o que é o Brasil e o que é ser brasileiro. Não a toa ele afirmava que sua lingua era sua pátria, pois é por meio do seu talento literário que ele leu e nos fez ler e reler o nosso país.Era um brasileiro feroz...ferozmente apaixonado pelo Brasil e pelo "Ser Brasileiro."
Nelson Rodrigues é a pátria...sempre, e ao ser sempre ele é como o futebol: O tempo passa, a bola rola, e o encanto é o mesmo.Neste livro dois grandes clássicos de encontram: Nelson Rodrigues e o futebol,juntos a nos explicar o Brasil." (nota do editor- Nova Fronteira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário