segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Moral da história...

Fábula é uma composição literária em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.

A fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano, sugerindo uma verdade ou reflexão de ordem moral.

Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático. 

Algumas das fábulas mais conhecidas são: "A cigarra e a formiga", "A raposa e as uvas", "A lebre a a tartaruga", "O vento norte e o sol", e "O leão e o ratinho". 

Os mais famosos escritores de fábulas são Esopo, Fedro e La Fontaine. No Brasil o mais conhecido fabulista é Monteiro Lobato, autor das fábulas "a coruja e a águia", "o cavalo e o burro", "o corvo e o pavão", entre outras.

As fábulas fazem parte do Folclore Brasileiro e são normalmente transmitidas por pais, professores, até políticos e figuras públicas.

O Vento Norte e o Sol
Esopo

Uma disputa surgiu entre o Vento Norte e o Sol, cada um afirmando que era mais forte do que o outro. Para provar o que cada um dizia, eles concordaram em mostrar seus poderes sobre um viajante que, vestindo um casaco, caminhava pela calçada.

Ficou acertado entre eles o Vento e o Sol que, quem conseguisse fazer o homem tirar o casaco, era o mais forte.


O Vento começou. Soprou violentamente contra o homem, mas quanto mais soprava, mais o homem segurava firmemente seu casaco contra o corpo. Exausto de tanto tentar, o vento desistiu.


Então chegou a vez do Sol. Saindo detrás das nuvens, o Sol lançou gentilmente seus raios sobre o homem, que, sentindo um leve calor, logo desabotoou seu casaco. O Sol aumentou um pouco seu brilho e o homem, em seguida, retirou o casaco e, segurando-o no braço, continuou a caminhar alegremente sobre os suaves raios do Sol.


Moral da história: Persuasão e gentileza são melhores do que a força.

Fontes: www.significados.com.br; http://www.epochtimes.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário