quinta-feira, 21 de março de 2013

"Vida de São Francisco de Assis"


São Francisco nasceu  no ano de 1182 em Assis na Itália. Ao ser batizado recebeu da mãe o nome de João em devoção a João Batista, o que era muito popular na Idade Média. Havia também na época o costume de mudar o nome por apelido, e seu pai,Pedro Bernadone, por gostar muito da França onde comprava os tecidos para seu comércio, mudou o nome de João para Francisco, prevalescendo este nome.

Na juventude, Francisco participava dos acontecimentos importantes e eventos sociais da época, gostava de festas e usava roupas alegres e coloridas. Era músico e poeta e tinha um coração generoso, tratava bem a todos, dava esmola aos pobres. Era muito corajoso também e como filho de comerciante, participou em 1202 do conflito com os Senhores Feudais, uma revanche por em 1198 os comerciantes terem destruido um símbolo da Nobreza, a Fortaleza  chamada "Rocca Maggiori", para com as pedras contruirem uma muralha em torno da cidade de Assis.Tendo sido derrotado e preso.  Ficou por um ano na prisão, mas sempre alegre,tentava animar  os colegas prisioneiros pois gostava de cantar. Quando saiu, Francisco se juntou a um grupo de jovens amigos e voltou a participar de festas.

Um dia sentiu-se tocado pelo Senhor, que lhe mostrou uma nova missão. A partir  deste momento  revolveu  deixar todo conforto e o luxo  com que vivia em sua casa, começou a abandonar as coisas que antes gostava,oferecendo as suas roupas ricas e coloridas para os pobres e chamando-os a comer o pão na sua mesa. Só um pobre ainda o assustava: o leproso, que era excluido do meio social, e vivia afastado do meio dos sadios.

Mas aos poucos Deus ia modelando o seu coração. Um certo dia, andando pelas estradas fora dos muros de Assis, encontrou um leproso e já ia fugir quando caindo em si, voltou, deu-lhe uma esmola e um beijo. Depois disso repetiu essa obra diversas vezes. Outra coisa extraordinária aconteceu quando entrou numa igrejinha em ruinas chamada São Damião, e olhando para o Cristo crucificado, recebeu dele o mandato de restaurar a Igreja. Pensando que este mandato se referia apenas a reconstrução da igreja de pedra assim o fez, mas depois o Espírito Santo lhe revelou que se tratava principalmente da Igreja Viva, formada por pessoas, pelas quais o Senhor derramou o seu sangue.

Com um novo mandato do Senhor, o de pregar o evangelho, Francisco sai com  todo entusiasmo, louvando a Deus, saudando a natureza,ao irmão Sol e a irmã Lua e a todas as criaturas, ajudando os pobres e protegendo os animais ,  transmitindo a Paz!

Com amor e humildade começa a reconstruir a Igreja, "formada por pessoas". Suas pregações não tinham a eloquência da sabedoria humana, mas sim a luz do Espírito Santo.

Fonte: caminho-franciscano.blogspot.com.br

"Senhor, fazei de mim um instrumento de tua paz"



Nenhum comentário:

Postar um comentário